12 de maio, dia do Enfermeiro

ESCOLA DE ENFERMAGEM DA SANTACASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA

SEMANA DE ENFERMAGEM DE 12 A 20 DE MAIO

            Em 12 de maio começa a Semana Nacional da Enfermagem, dias de homenagens ao profissional do Cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde e na prevenção da doença.

            O dia Mundial do Enfermeiro, marca o nascimento de um Enfermeira pioneira no tratamento a feridas de guerra – Florence Nigtingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas em guerra.

            Hoje, para exercer a profissão é necessário frequentar cursos de nível técnico ou superior e registrar no Conselho de Enfermagem do Estado.

            Os profissionais de Enfermagem estão presentes em todas as etapas do restabelecimento da saúde e da prevenção de doenças – da educação à execução de atividades Técnicas. Sem a presença da Enfermagem não há condições de promover a saúde.

            Em 13 de agosto de 1910, morre Florence Nigtingale, deixando florescente o ensino da Enfermagem. A partir daí, a enfermagem surge não mais como uma atividade empírica, desvinculada do saber especializado, mas como ocupação assalariada que atende a necessidade da mão de obra nos hospitais, constituindo-se como uma prática social institucionalizada e específica.

            A você Florence Nigtingale, nosso respeito, admiração e agradecimentos por tudo o que representou e ainda representa para os profissionais de Enfermagem.

12 de maio, dia do Enfermeiro

Em nome da Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, nossos parabéns aos Professores Enfermeiros, pelo amor e dedicação a essa grande missão de Cuidar do próximo.

Direção Escolar e Colaboradores