Institucional

Nossa História

A Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é um estabelecimento de ensino que tem como objetivo atuar na educação profissional na área de Saúde, conforme determinações legais vigentes.

A Santa Casa Misericórdia de Juiz de Fora, desde sua fundação em 06/08/1854, vem acompanhando o progresso nas mais diversas áreas das Ciências da Saúde, tendo em vista o atendimento qualitativo e eficiente de seus usuários.

Assim como a Medicina, a Enfermagem é um dos pilares básicos do atendimento à saúde. Buscando a formação de profissionais capacitados, a excelência no atendimento e o cumprimento das normas e leis que regulamentam a prática profissional da Enfermagem, a administração da Santa Casa, desde 1988, decidiu implantar dentro da própria Instituição o Curso de Auxiliar de Enfermagem, sendo seu provedor nessa época, Dr. Juracy Azevedo Neves e a enfermeira-chefe Aleida Leal, como diretora.

No discurso para a primeira turma de 50 alunos, Dr. Juracy Azevedo Neves ressaltou a importância da Instituição ser a pioneira na preparação de pessoal qualificado para o trabalho em hospitais e a diretora Aleida Leal destacou a importância de profissionais com elevados padrões de aprendizado com professores habilitados, médicos e enfermeiros da Santa Casa.

Durante o período de 1988 a 2000, foram formadas 20 turmas de auxiliar de enfermagem e em 2001, por mudanças na Legislação, esse curso foi transformado em Curso Técnico de Enfermagem a nível pós-médio.

A Escola de Enfermagem da Santa Casa é autorizada e reconhecida pela Superintendência Regional de Educação, cuja entidade mantenedora é à própria Instituição Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora com fins filantrópicos.

Até o momento, a Escola já formou 1421 técnicos, atendendo a própria demanda do hospital e região, oferecendo ensino de qualidade e profissionais competentes e proporcionando a formação de futuros profissionais para atuarem em qualquer campo da saúde com responsabilidade, compromisso e seriedade.

Filosofia

A filosofia adotada pela Escola está pautada nos princípios éticos, políticos e educacionais, tendo as seguintes peculiaridades:

  • Possuir cursos de Qualificação Profissional, de nível Técnico, com organização curricular própria e independente do Ensino Médio;
  • Ministrar apenas disciplinas profissionalizantes na preparação de jovens e adultos para o exercício nas áreas técnicas oferecidas, com Ensino Médio concluído;
  • Capacitar profissionais engajados na força produtiva sem a habilitação necessária, integrando conhecimentos práticos à tecnologia científica;
  • Promover a valorização do trabalho como forma e expectativa de realização social e pessoal;
  • Permitir o acompanhamento tecnológico no manuseio e utilização de instrumentais, equipamentos e materiais pertinentes à Enfermagem, etc;
  • Promover o aperfeiçoamento dos profissionais de Enfermagem, possibilitando a melhoria da qualidade do sistema de saúde.

Equipe Pedagógica

Prof.ª Marlene Gervásio Silva


Diretor

Prof.ª Maria das
Graças de Almeida

 Vice Diretora



Débora Bastos Botelho de Oliveira

Supervisora Pedagógica

Os professores que atuam na Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora são profissionais que possuem o preparo adequado às características do curso, de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Educação, com registro nos órgãos competentes.

Estrutura Física da Escola

Palavra da Direção

“À frente da direção da Escola de Enfermagem há alguns anos, venho agradecer o carinho e a confiança depositada na minha pessoa, em destaque ao Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora Dr Renato Villela Loures, ao Diretor de Ensino José Ventura, e a toda a equipe de professores e colaboradores que trabalham na Instituição direta ou indiretamente.

Atualmente estamos comemorando mais uma conquista, que é a criação de nosso SITE fruto da dedicação e interesse de todos que atuam para o melhor de nossa Escola e em contrapartida promover o bem estar de nossos alunos.

Como entidade mantenedora da Escola de Enfermagem, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, reconhecida com grau de excelência, investe no que for necessário para que todos os alunos desenvolvam suas potencialidades para a plena realização profissional.

Enf.ª Marlene Gervásio Silva
Diretora da Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora
Pós-Graduada em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa